Filme A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro

A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro

May 24, 2018

5
1 votos
Título original:A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro
Ano de produção:2016
Gêneros:Documentário, Biografia
Duração:1h 30min
Nacionalidade:Brasil
Direção: Leo Garcia, Zeca Brito
Elenco:Jaguar, João Vicente de Castro, Paulo Cesar Pereio

Sinopse do filme

O icônico jornal O Pasquim, muito ativo nos anos 1970 e 1980, é conhecido por figuras como Ziraldo, Millôr e Jaguar, responsáveis por suas principais paródias políticas. Mas este documentário pretende resgatar outra figura igualmente importante da publicação: Tarso de Castro, um dos fundadores do periódico. Os diretores Zeca Brito e Leo Garcia enxergam em Tarso uma representação quase ideal do jornalismo: debochado, espontâneo, sem preocupação em incomodar os poderosos, extraindo as suas informações diretamente das conversas nos bares cariocas.

Os melhores momentos do documentário se encontram na contextualização social. A existência de um jornal satírico se torna ainda mais excepcional por ocorrer em pleno AI-5, durante a ditadura militar. O filme explora de modo eficaz os métodos de trabalho nos tempos da censura e efetua uma rápida comparação com o jornalismo chapa-branca de hoje, controlado por grandes famílias milionárias. Além disso, abre espaço para questionar fatos, lançando uma série de histórias que poderiam ter sido exageradas ou francamente mentirosas em relação a Tarso de Castro e ao Pasquim. Estamos no terreno da lenda, e às vezes uma anedota vale mais pela influência cultural do que pela fidelidade a eventos reais.
O ritmo é descontraído, capaz de traçar uma crônica daqueles tempos através das memórias de grandes jornalistas e artistas brasileiros. Brito e Garcia se interessam muito mais à percepção do biografado do que às reviravoltas em sua vida. A morte, por exemplo, se torna um detalhe: o filme prefere colecionar causos deste homem que "amava a bebida, as mulheres e o jornalismo", de acordo com um entrevistado. O projeto dedica um tempo considerável a reforçar a virilidade do personagem, seus poderes de conquista, suas habilidades na cama, sua sedução também com os amigos e entrevistados. É compreensível que o desejo sexual tenha sido muito importante ao Tarso, mas surpreende que o projeto demonstre tamanha insistência na questão.

Assistir A Vida Extra-ordinária de Tarso de Castro Dublado Online

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama