Alguém Como Eu

May 24, 2018

5
1 votos
Título original:Alguém Como Eu
Ano de produção:2017
Gêneros:Romance, Comédia
Duração: 1h 27min
Nacionalidade:Brasil, Portugal
Direção:Leonel Vieira
Elenco:Paolla Oliveira, Ricardo Pereira, Júlia Rabello

Sinopse do filme

Helena (Paolla Oliveira) é uma mulher bonita, independente e em constante insatisfação. Em helicópteros e gruas, imagens aéreas revelam lindas imagens de um Rio de Janeiro ensolarado, muitas das quais direto da varanda da casa da protagonista, localizada em um ponto alto, com vista privilegiada da Cidade Maravilhosa. Apesar de tal elaboração visual, o discurso comunica a persistência da desilusão de Helena, que, após um concerto de temática lusitana, decide aceitar um bom emprego em Lisboa — onde também encontra um apartamento charmoso em uma área nobre, mas segue triste. Pobre Helena...

Essa construção confusa é a tônica de Alguém Como Eu, do início ao fim. Ao mesmo tempo que o filme anseia extrair do espectador a identificação por Helena, as frustrações narradas por ela mesma soam sempre muito tolas, no maior estilo white people problems. E não porque a protagonista é bem-sucedida: a diretora e roteirista Nancy Meyers baseia toda sua carreira em personagens da alta sociedade com vidas aparentemente perfeitas passando por adversidades capazes de gerar empatia e evocar a compreensão do espectador, vide os simpáticos Alguém Tem Que Ceder, Simplesmente Complicado e Um Senhor Estagiário.

O diretor lusitano Leonel Vieira e as roteiristas brasileiras Adriana Falcão (A Mulher Invisível) e Tatiana Maciel (Desculpe o Transtorno) têm uma posição duvidosa em relação a Helena, que segue chateada mesmo depois de encontrar em Alex (Ricardo Pereira) um namorado retratado como perfeito; os sinais de desgate encenados em Alguém Como Eu são fragilíssimos, e a resposta de Helena pode ser bem radical e dolorosa para o ex-companheiro. Muito embora o longa-metragem se assuma como a jornada de autoaprendizado de Helena (e autoajuda para o público, especialmente feminino), a personagem nunca deixa de ser aborrecida. Ainda pior é notar, apesar da aura delicada do filme, aquela concepção viciada, simplista, de que a mulher é exigente demais, nunca está satisfeita com nada. Algo, no mínimo, ultrapassado.

Assistir Alguém Como Eu Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama