As Quatro Irmãs

December 27, 2018

5
1 votos
Título original:As Quatro Irmãs
Ano de produção:2018
Gêneros:Drama, Documentário
Duração:1h 20min
Nacionalidade:Brasil
Direção: Evaldo Mocarzel
Elenco:Vera Holtz, Maria Teresa Holtz Soares, Rosa Cristina Holtz

Sinopse do filme

"É sério que vocês iam à igreja logo após o baile de Carnaval? Eu nunca fiz isso", diz Vera Holtz. "Mas é claro que fez!", corrigem as irmãs, sentadas ao redor da mesa. A grande atriz está perdendo a memória - algo ainda mais grave devido à sua profissão, como ela mesma sublinha. Por isso, em conjunto com o cineasta Evaldo Mocarzel, criam uma espécie de documento artístico sobre a sua infância em Tatuí, no interior de São Paulo, junto das irmãs, da mãe carinhosa e do pai autoritário. O cinema é utilizado ao mesmo tempo como documento e como diário, ou seja, como fato e como afeto.

O elemento capaz de materializar os sentimentos é o casarão dos Holtz, filmado pelo cineasta como um espaço fantasma. A câmera passeia pelos cômodos vazios, registra espectros dos corpos das mulheres pelos corredores, inclui ruídos externos que não coincidem com as imagens. Entramos no domínio da representação pela ausência: as fotografias dos pais são projetadas na casa, enquanto Vera Holtz interage com esta espécie de holograma. Em outros momentos, a atriz interpreta um texto escrito sobre sua vida e a personalidade de cada irmã. Sabemos, pelos risos gravados no som, que Regina, Teresa e Rosa estão ao lado de Vera, porém não são vistas em tela. A constante dissociação entre som e imagem permite que as vozes ausentes se projetem em espaços igualmente ausentes. Com ajuda da montagem fragmentada e brusca, o filme se despe da necessidade de construir uma linearidade.

Este consegue ser um dos raros projetos biográficos no qual o dispositivo importam mais do que o tema abordado. Surpreendentemente coeso para uma narrativa de tantas alternâncias, ele talvez incomode por algumas repetições - mas em se tratando de memória, a repetição seria fundamental, não? O teor da narrativa transparece leveza e bom humor, mesmo quando são evocadas lembranças traumáticas. Existe evidente distanciamento dos fatos, e um tom de proteção suscitado pela reunião das irmãs. Holtz e Mocarzel dividem a autoria desta criação que deve tanto ao passado da atriz quanto às elaborações intelectualizadas do cineasta, passando por momentos despojados - os risos, as anedotas - e pretensiosos - as citações a filmes como Monika e o Desejo e Acossado. Em As Quatro Irmãs, Vera, Regina, Teresa e Rosa não são um fim, e sim um meio.

Assistir As Quatro Irmãs Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama