Como É Cruel Viver Assim

August 16, 2018

4.5
2 votos
Título original:Como É Cruel Viver Assim
Ano de produção:2017
Gêneros:Comédia dramática
Duração:1h 47min
Nacionalidade:Brasil
Direção:Julia Rezende
Elenco:Marcelo Valle, Fabiula Nascimento, Deborah Lamm

Sinopse do filme

Filmes sobre bandidos planejando – e, eventualmente, executando – grandes golpes são tão frequentes que podem até ser considerados um subgênero à parte. Já o olhar para as classes desfavorecidas da população brasileira é também uma constante, na maior parte das vezes visões estilizadas, proporcionadas por cineastas abastados que pouco ou nenhum contato jamais tiveram com essas comunidades às quais se dedicam em obras ficcionais. Pois é esse encontro um tanto desajeitado que é possível verificar em Como é Cruel Viver Assim, mais uma tentativa da diretora Julia Rezende em fugir das comédias românticas populares que marcaram o início de sua carreira, como Meu Passado me Condena (2013) e Um Namorado para Minha Mulher (2016).

Ainda que esse último seja inegavelmente superior àquele mais antigo, o grande trabalho de Julia até o momento segue sendo o drama agridoce Ponte Aérea (2015), sobre os desencontros de dois namorados que moravam entre Rio de Janeiro e São Paulo. Este é também, ao menos até o momento, o seu filme de menor repercussão. Posto que Como é Cruel Viver Assim parece estar disposto a ocupar. Pela primeira vez deixando de lado – mas não muito, é bom reforçar – as questões do coração, ela se aventura na história de quatro pessoas dispostas a infringirem a lei para, somente assim, mudarem suas vidas. Regina (Debora Lamm) é o estopim, a cuidadora de crianças que convence a amiga Clívia (Fabiúla Nascimento) e o companheiro dessa, Vladimir (Marcelo Valle), a sequestrarem seu antigo patrão. Para tanto, acaba se juntando ao grupo Primo (Silvio Guindane). Tipos completamente despreparados que nunca fizeram nada por si, e que agora, juntos, elevarão as possibilidades de suas intenções saírem completamente frustradas.

Se já é complicado lidar com estes protagonistas – é difícil apontar o mais inverossímil, mas entre a piranha de Lamm e o lesado de Guindane, curiosamente a aposta recairia sobre a mulher de trejeitos infantis vivida por uma geralmente competente Nascimento, que aqui entrega uma das suas mais infelizes composições. Chama atenção neste mesmo imbróglio que o melhor seja justamente o azarado elaborado por Marcelo Valle, neste que é, provavelmente, seu primeiro protagonista na tela grande – uma aposta que, ao menos aqui, resultou acertada. Mas eles não estão sozinhos, e ao redor deles há uma trupe de coadjuvantes, um mais absurdo que o outro. Paulo Miklos é o malandro que decide ensiná-los como criminosos se comportam – e a paciência dele com a incompetência dos demais parece não ter fim. Zezeh Barbosa é a mãe coruja que trata o filho como criança, enquanto que Milhem Cortaz é o ex-namorado assaltante disposto a proteger o homem que tomou sua mulher em nome de uma paixão que não mais existe. Mas nada é pior do que Otávio Augusto dando uma de poderoso chefão sentado em uma banheira cortada – era para ser engraçado, mas tudo que consegue emular é constrangimento e espanto.

Assistir Como É Cruel Viver Assim Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama