Excelentíssimos

November 22, 2018

5
1 votos
Título original:Excelentíssimos
Ano de produção:2018
Gêneros:Documentário
Duração:2h 32min
Nacionalidade:Brasil
Direção: Douglas Duarte

Sinopse do filme

A experiência diante deste documentário sobre o golpe de 2016 e suas consequências se revela bastante singular. Como toda investigação de um passado recente, corre o risco de relembrar ao espectador coisas de que ainda não tenha se esquecido. No entanto, pela inevitável distância em relação ao presente absoluto – todo filme implica um tempo de gestação –, não deixa de soar datado. Muito aconteceu no conturbado cenário político brasileiro desde os fatos narrados pelo documentário de Douglas Duarte. Mesmo assim, o cineasta tenta se colar o mais próximo possível da experiência urgente, ao vivo. Ele inclusive explica que os fatos constituíam a conjuntura atual "até quando este filme foi montado", como se pedisse desculpas por não poder ir além, por precisar concluir o projeto em algum momento.

Excelentíssimos parte, portanto, de uma frustração indissociável às especificidades da linguagem cinematográfica. Como representação, não pode ser o real, tampouco fornecer um olhar "objetivo". Como processo, não pode se colar ao presente absoluto. Como evocação de uma história em andamento, é incapaz de se distanciar de seu objeto de estudo. Apesar de concluído, o filme não deixa de ser um work in progress, a primeira parte das reviravoltas políticas que vierem em seguida, quaisquer que sejam. Pela vontade de abarcar a complexidade política nacional inteira, mostrando todos os lados e condensando os principais fatos, resulta ao mesmo tempo ambicioso e ingênuo.

O documentário conclui-se como um resumo do passado presente, cuja preocupação com o conteúdo político permite negligenciar a forma, a exemplo das entrevistas em que sequer se ouve as perguntas. Neste sentido, não se diferencia tanto de uma reportagem jornalística para a qual a maior importância é estar in loco, perto das pessoas importantes, mesmo que as respostas destas sejam padronizadas ou evasivas. Talvez a importância do projeto seja de natureza retórica: ele soa ousado por existir, corajoso por ter chegado perto de Aécio Neves, por ter extraído falas despudoradas de Carlos Marun, por relembrar as acusações-choque de Jean Wyllys e Glauber Braga. Nada disso é particularmente novo, porém o filme carrega o mérito de ter estado lá.

Sem argumentos de ordem lógica, acaba por fomentar a histeria dos nossos tempos polarizados: dentro da sala de cinema, as pessoas gritavam ferozmente com a tela, aplaudindo seus heróis e vaiando seus vilões. Os espectadores desta atípica sessão agiam como num culto, ou como se estivessem diante das pessoas reais, e não da representação imagética das mesmas. Há um fator infantil, ou mesmo lúdico, no fato de se gritar a uma imagem, expurgar paixões contra uma tela, como numa catarse coletiva protegida pelo anonimato da sala escura. Excelentíssimos dialoga com a parte mais epidérmica dos indivíduos, numa era tão contrária à racionalidade. Ele fornece alimento para o ódio da direita e da esquerda, assim como para o amor da direita e da esquerda. Mas não contribui para fomentar um debate.

Assistir Excelentíssimos Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama