Homem Livre

November 8, 2018

5
1 votos
Título original:Homem Livre
Ano de produção:2018
Gêneros:Drama
Duração:1h 24min
Nacionalidade:Brasil
Direção:Alvaro Furloni
Elenco:Armando Babaioff, Flavio Bauraqui, Rosanne Mulholland

Sinopse do filme

É interessante a chegada aos cinemas de uma reflexão sobre o fenômeno da idolatria de celebridades criminosas. Assassinos recentes como o goleiro Bruno ou Suzane von Richthofen foram recebidos com aplausos e pedidos de selfies na ocasião de suas libertações, enquanto estupradores em série como o Maníaco do Parque despertam amores e pedidos de casamento de algumas mulheres Brasil afora.

Psicólogos podem tentar justificar o fascínio através dos conceitos de projeção ou da ideia de liberdade e rebeldia inspirada pelos ícones improváveis. Ao cinema, cabe observar e fornecer chaves de leitura ao invés de apontar justificativas únicas. Este é o caminho adotado por Homem Livre, história de um cantor pop (Armando Babaioff) preso durante muitos anos em função de um assassinato. Quando sai da prisão, é acolhido por um culto evangélico que pretende transformá-lo em símbolo máximo da redenção. Hélio Lotte tem sua fama mantida, porém deslocada de galã inofensivo a sedutor perigoso. De qualquer modo, o ex-prisioneiro permanece um objeto de fetiche, um instrumento de marketing.

O diretor Álvaro Furloni transforma a premissa num suspense psicológico, ocultando do público informações preciosas para revelá-las gradativamente. O espectador demora a descobrir o crime cometido por Hélio, as reais intenções do pastor Gileno (Flávio Bauraqui) ou da jovem religiosa que se aproxima dele (Thuany Andrade). Este é um terreno sem inocência, mas também sem maniqueísmos. O roteiro desfruta de sua ironia, desde o título até os diálogos explicativos, porém funcionais, como "Isso aqui não é uma prisão", dito pelo pastor ao entregar as chaves do quarto para Hélio. Não existe perdão nesta história em que o passado deixa marcas profundas no homem liberto. É possível um assassino se reinserir na sociedade?

Como reflexão social, talvez Homem Livre ofereça um material modesto. Sua prioridade é investir na paranoia crescente do protagonista, incapaz de saber em quem confiar. O roteiro exagera em algumas cenas (a reaproximação da garota, as chamadas telefônicas) para ganhar em tensão. Alguns fatores são mal explicados, como a duração do encarceramento, ou a decisão do protagonista de fazer sexo dentro do quarto onde acredita ser filmado por câmeras secretas. As escolhas compensam na maior parte do tempo: ao fugir do realismo, o projeto se intensifica como exemplar de gênero. Armando Babaioff contribui com uma composição contida, porém expressiva.

Assistir Homem Livre Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama