Legalize Já - Amizade Nunca Morre

October 18, 2018

5
1 votos
Título original: Legalize Já!
Ano de produção:2016
Gêneros:Biografia, Drama
Duração:1h 30min
Nacionalidade:Brasil
Direção: Johnny Araújo, Gustavo Bonafé
Elenco:Renato Góes, Ícaro Silva, Ernesto Alterio

Sinopse do filme

A abertura com a imagem grandiosa dos Arcos da Lapa, cartão postal do Rio de Janeiro, é a sintese perfeita do que vem a ser Legalize Já!, cinebiogafia da origem da banda Planet Hemp. Ícone da boemia carioca, a Lapa é um point onde excluídos e outsiders se encontram com as classes mais abastadas, num misto de luta pela sobrevivência e devassidão que faz com que o local pulse intensamente, graças à mistura lá existente e também pela linha tênue entre diversão e preconceito. É este ambiente bagunçado, formado por pessoas para as quais a sociedade muitas vezes vira a cara, que o diretor Johnny Araújo busca para contar uma história que, mais do que a mera criação de uma banda de sucesso, trata da necessidade dos oprimidos em ter uma voz.

Esta simples proposta conceitual norteia todo o longa-metragem, seja pela fotografia dessaturada de forma a ressaltar o mundo sem cores (e urbano) retratado ou pelas breves sequências onde se aborda o preconceito de cor e econômico, típicos da sociedade brasileira. Este é o mundo de Skunk e Marcelo, incomodados com a realidade que se expressam através da música. Não por acaso, o encontro fortuito dos futuros parceiros é literalmente na trombada, reflexo das dificuldades enfrentadas de lado a lado no cotidiano.

A ambientação em um mundo marginal é o grande acerto do longa-metragem, por ressaltar as dificuldades inerentes ao meio para que se possa justificar não só a decisão de migrar para a música mas, também, o porquê do estilo adotado. Muito mais do que o apoio à descriminalização da maconha - acusação que o filme, inevitavelmente, receberá ao ser lançado em circuito comercial -, Legalize Já! aborda a necessidade de reagir, de alguma forma, à opressão diária recebida pela imposição de regras implícitas, estipuladas pela própria sociedade. É o não se sujeitar ao que está programado para você que o filme tanto combate, especialmente a partir da postura adotada por Skunk. É ele, no fim das contas, o grande mentor por trás do que viria a ser o Planet Hemp.

No melhor filme de sua (ainda) curta carreira, Johnny Araújo demonstra coragem ao trabalhar temas difíceis de forma tão ampla, não só através dos diálogos mas também pela estética empregada ao retratar as agruras da Lapa marginal. Bom filme, feito não só para fãs da banda mas também para todos aqueles que acreditam que o conformismo não é o melhor caminho.

Assistir Legalize Já - Amizade Nunca Morre Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama