Não Se Aceitam Devoluções

May 31, 2018

5
1 votos
Título original:Não Se Aceitam Devoluções
Ano de produção:2018
Gêneros:Comédia dramática, Família
Duração:1h 39min
Nacionalidade:Brasil
Direção:André Moraes
Elenco:Leandro Hassum, Laura Ramos, Zéu Britto

Sinopse do filme

Quando a comédia mexicana Não Aceitamos Devoluções estreou nos cinemas nacionais, em 2014, a crítica do AdoroCinema já anunciava: "não seria surpresa alguma se, futuramente, esta mesma história fosse refilmada por alguma produtora brazuca". Quatro anos depois, é exatamente o que acontece em Não Se Aceitam Devoluções, versão local estrelada por Leandro Hassum, um dos reis da bilheteria tupiniquim.

Não era uma previsão difícil, convenhamos. O sucesso mexicano é o exemplar clássico de filme de apelo popular adaptável às mais variadas culturas, seja pelo tema familiar ou pela mescla entre comédia e drama - não por acaso, neste hiato de quatro anos ganhou versões na França (Uma Família de Dois) e na Turquia (Sen Benim HerSeyimsin). Em relação à história, a versão nacional não traz grandes mudanças: há uma variedade maior de personagens na fase brasileira, algumas simplificações nas subtramas do trecho americano, mas a essência está lá. Assim como no original, o foco está no mundo fantasioso criado entre pai e filha.

Após receber em casa um bebê sob a alegação de ser o pai, Juca Valente (Hassum) parte rumo aos Estados Unidos à procura da mãe. Lá, sem saber absolutamente nada de inglês, acaba salvando a pequena do afogamento, se atirando do alto de um prédio em uma piscina. É o suficiente para descolar um emprego de dublê, no mundo mágico do cinema em Los Angeles. Os anos passam, Juca e sua filhota ficam por lá, até que a mãe subitamente reaparece - o que muda radicalmente suas vidas, é claro.

A beleza da conexão entre pai e filha está na entrega de Juca à criança, não propriamente no sentido de sustentá-la mas pelo ambiente lúdico criado em torno dela - o apartamento com duas portas, uma adaptada à altura de Emma (Manuela Kfouri), é o melhor exemplo. O problema é que, nesta versão local, há uma fragilidade técnica impressionante. Da direção de arte ao figurino e maquiagem, o filme transpira a sensação constante de ter sido feito sob sérias restrições orçamentárias. Os efeitos especiais canhestros também não ajudam, assustando em sequências até mesmo simples, como o tal pulo na piscina - prejudicada, também, por uma montagem vergonhosa - e a participação sem sentido de um sósia de Ozzy Osbourne. Como resultado, o diretor André Moraes a todo instante opta por imagens em close, justamente na tentativa de disfarçar a pobreza visual que ronda todo e qualquer personagem.

Assistir Não Se Aceitam Devoluções Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama