O Beijo no Asfalto

November 1, 2018

5
1 votos
Título original:O Beijo no Asfalto
Ano de produção:2018
Gêneros:Drama
Duração:1h 38min
Nacionalidade:Brasil
Direção: Murilo Benício
Elenco:Lázaro Ramos, Débora Falabella, Otávio Müller

Sinopse do filme

A nova adaptação da obra de Nelson Rodrigues, pelas mãos do diretor estreante Murilo Benício, enfrentava alguns desafios essenciais. O primeiro deles diz respeito à linguagem: como transpor a peça de teatro ao cinema de modo dinâmico, com recursos propriamente cinematográficos? Em outras palavras, como evitar o teatro filmado? O segundo corresponde à dificuldade de adaptar os clássicos: que novidade esta nova versão da peça poderia trazer em relação ao filme de Bruno Barreto, ou às várias adaptações da peça? Que relevância a versão cinematográfica ganharia nos tempos de hoje?

É interessante perceber como a equipe encontra respostas muito satisfatórias, e ao mesmo tempo muito simples, a essas questões. A fusão de linguagens é assumida pelo projeto, articulado entre três polos: a filmagem cinematográfica, a filmagem teatral e o documentário sobre os ensaios da peça de teatro. Os registros são bem costurados pela montagem, fazendo com que o material de origem apele ao mesmo tempo à fantasia típica do imaginário teatral e à relação com a realidade própria à essência fotográfica do cinema. Ou seja, O Beijo no Asfalto não é mero teatro filmado, nem uma adaptação cinematográfica convencional: ele constitui a fusão dos dois, um atrito entre ambos.

Esteticamente, o diretor de fotografia Walter Carvalho opta pelo preto e branco contrastado, assumidamente artificial. A escolha condiz com a exposição das ferramentas de filmagem, incluindo os trilhos pelos quais desliza a câmera, o boom para captar o som, as claquetes, a mudança dos cenários. Em nenhum momento O Beijo no Asfato propõe uma simples imersão escapista no drama. Pelo contrário, o diretor recorre ao constante distanciamento – o projeto se oferece como construção. A arte é vista pelo prisma do trabalho, algo importante na época em que artistas são criticados pelos grupos reacionários como se fossem boêmios aproveitando do dinheiro público.

Com sua adaptação metalinguística e plural, Murilo Benício produz uma obra capaz de expandir o significado original do texto. Agora, Nelson Rodrigues não contribui apenas para discutir a sociedade conservadora e as transformações morais desde os anos 1960, mas também sobre a evolução do cinema como veículo de comunicação atrelado ao seu tempo.

Assistir O Beijo no Asfalto Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama