Rasga Coração

December 6, 2018

5
1 votos
Título original:Rasga Coração
Ano de produção:2017
Gêneros:Drama
Duração:1h 53min
Nacionalidade:Brasil
Direção:Jorge Furtado
Elenco:Marco Ricca, Luisa Arraes, Drica Moraes

Sinopse do filme

Existe algo curioso na psicologia das lutas sociais: muito mais difícil do que compreender porque as pessoas se revoltam contra o sistema, é entender porque param de se revoltar. Se a história guarda as trajetórias de militantismo com orgulho ou desdém – dependendo do lado do espectro político em que você se encontre –, pouco se diz sobre o esfacelamento dos movimentos, a dissolução dos grupos e a adesão, ainda que parcial, ao sistema criticado como forma de sobrevivência. Muitos jovens devem ter estudado como começou, e como se desenvolveu, o maio de 1968 na França. Mas de que modo ele terminou? Acima de tudo, que impacto aquele instante produziu nas gerações posteriores?

Rasga Coração busca compreender, com generosa dose de afeto, a herança da resistência contra a ditadura militar no Brasil de hoje. O símbolo principal destas gerações é Manguari Pistolão (Marco Ricca), pai de família que praticava, em sua juventude, a resistência contra os militares. "É por causa de política que ele não subiu na vida", lembra a mãe conformista que, no entanto, ama o marido e compreende sua verve questionadora. Em seu tempo, o jovem Manguari (interpretado por João Pedro Zappa) lutava nas ruas, enfrentava a tortura dos militares, rejeitava o patriotismo belicoso. Décadas mais tarde, ele trabalha todos os dias na mesma repartição, distante de disputas políticas, até perceber o filho adolescente (Chay Suede) aderindo a novas formas de protesto.

O roteiro é rico em discussões sobre as mais diversas formas e razões de lutar, entre os séculos XX e XXI. Hoje o filho é vegano, buscando um tipo de revolução do corpo que o pai não entende. Na sua época, os combates eram coletivos, nas ruas, com panfletos, ações sociais, gritos de ordem. Tempos depois, os jovens querem lutar pelo direito de homens usarem saias, mulheres disporem de seus corpos como bem entenderem. O mérito do texto é perceber que estes combates são idênticos em sua essência (por apoiarem a liberdade do indivíduo, a distribuição de renda e o combate às opressões), mas distintos em suas características culturais e formas de atuação.

Assistir Rasga Coração Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama