Talvez uma História de Amor

June 14, 2018

5
1 votos
Título original:Talvez uma História de Amor
Ano de produção:2018
Gêneros:Romance, Comédia
Duração:1h 45min
Nacionalidade:Brasil
Direção:Rodrigo Bernardo
Elenco:Mateus Solano, Thaila Ayala, Bianca Comparato

Sinopse do filme

Desde os primórdios do cinema, a comédia romântica talvez seja o gênero mais previsível de todos - muda o cenário, mas (quase sempre) sabemos de antemão como termina. Tal característica, inclusive, faz parte do charme junto ao público, muito mais interessado no como acontece do que propriamente em ser surpreendido. Talvez uma História de Amor segue o mesmo caminho, mas com uma pitada de ousadia.

Baseado no livro homônimo escrito pelo francês Martin Page, o longa-metragem de estreia do diretor Rodrigo Bernardo traz uma premissa bastante original: um belo dia, Virgílio recebe em sua secretária eletrônica o recado de uma mulher, Clara, dizendo que o amava mas que precisava terminar com ele. Ao adeus repentino surge uma dúvida permanente: quem é Clara?

Sem se lembrar de absolutamente nada sobre sua suposta ex-namorada, cujo nome é um esperto trocadilho com sua situação na história, Virgílio parte atrás não de um amor perdido, mas de um trecho de sua vida o qual nem se lembra. Tal característica dá ao filme uma sutileza bastante sagaz, afastando-o do possível melodrama em torno do fim de um relacionamento em nome de uma reflexão sobre a importância de manter as memórias vividas, sejam elas dolorosas ou não. Guardadas as devidas proporções, é o mesmo material abordado no ótimo Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças - que traz também uma profundidade emocional e filosófica que passa longe deste longa-metragem, é bom deixar claro.

Aqui, o intuito de Bernardo & cia é divertir, a partir de um interessante quebra-cabeças montado a partir de comentários do outro. Sem saber quem é Clara, mas certo de que ela existe, Virgílio busca migalhas de informações com pessoas que os conheceram como um casal. Tal perseguição gera bons encontros, como com Gero Camilo e Bianca Comparato, por mais que haja um certo exagero na quantidade de coadjuvantes. Mais enxuto seria melhor, sem decréscimo à narrativa.

Curiosamente, é quando desvenda o mistério em torno de Clara e mergulha fundo na comédia romântica que Talvez uma História de Amor perde um pouco seu brilho, devido ao apelo aos clichês recorrentes - não por acaso, há referências a Tarde Demais para Esquecer e Sintonia de Amor, dois ícones românticos. Ainda assim, o charme da breve participação de Cynthia Nixon traz um certo alento a tal desnível.

Assistir Talvez uma História de Amor Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama