Tinta Bruta

December 6, 2018

5
1 votos
Título original:Tinta Bruta
Ano de produção:2018
Gêneros:Drama
Duração:1h 58min
Nacionalidade:Brasil
Direção: Filipe Matzembacher, Marcio Reolon
Elenco:Shico Menegat, Bruno Fernandes (II), Guega Pacheco

Sinopse do filme

Pedro (Shico Menegat) atravessa um momento difícil em sua vida. O jovem órfão perdeu o contato com os poucos amigos após um incidente na faculdade. Sua irmã está deixando a casa, onde moravam juntos, para viver em outro Estado. Os seguidores de suas performances eróticas na Internet – a única fonte de renda – estão diminuindo. Pedro não tem mais ninguém com quem contar, e não vê motivos para sair de casa.

Este é o protagonista de Tinta Bruta, drama dirigido por Márcio Reolon e Filipe Matzembacher. A dupla já havia trabalhado com a melancolia de jovens gays em Beira-Mar (2015), e agora repete a dose com uma figura ainda mais hermética. Pedro não tem desejos, vontades, gostos. Ele encara as danças com tinta neon, via webcam, com grande seriedade, porém não demonstra interesse em nenhuma atividade, nem faz planos para o futuro. As minúsculas interações com outras pessoas ocorrem por iniciativa destas, ou por necessidade prática – o protagonista vai atrás de Leo (Bruno Fernandes) apenas para descobrir quem está imitando o seu trabalho com as tintas.

Ocasionalmente, a inércia de Pedro é interrompida por lembranças de um episódio violento ou por agressões sofridas nas ruas – o garoto tem razão de não sair de casa, afinal, o espaço urbano soa realmente assustador. É estranho que ele não possa contar com o afeto da irmã, de quem era tão próximo. Por que eles não trocam uma única palavra depois que ela vai embora? Por que o garoto não recorre à avó, que parece conhecer tão bem os seus problemas e se mostra tão compreensiva? Tinta Bruta intensifica a incomunicabilidade para além das circunstâncias narrativas. Mesmo uma importante despedida é negada a Pedro. Resta ao protagonista improvisar uma dança que nunca soube fazer, com tintas transpirando dos poros. É uma bela solução poética, porém discreta como forma de escapismo a um personagem tão negligenciado.

Assistir Tinta Bruta Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama