Tungstênio

June 21, 2018

5
1 votos
Título original: Tungstênio
Ano de produção:2017
Gêneros:Drama
Duração:1h 20min
Nacionalidade:Brasil
Direção:Heitor Dhalia
Elenco:Fabrício Boliveira, Samira Carvalho, José Dumont

Sinopse do filme

O bom fã de quadrinhos sempre presta muita atenção na autenticidade de seu personagem e/ou história favorita quando é enfim adaptado ao cinema. Afinal de contas, todos querem ver nas telonas aquilo que os encantaram na leitura, sem deturpações decorrentes de limitações financeiras ou com o objetivo de alcançar um público mais amplo - Deadpool que o diga! Tungstênio, baseado no livro em quadrinhos homônimo escrito e desenhado por Marcello Quintanilha, pertence ao grupo dos que pregam que fidelidade é tudo!

Situado em Salvador, Tungstênio passa longe de super-heróis ou caricaturas ao retratar um grupo de personagens gente como a gente, com méritos e defeitos, prestes a colidir em uma narrativa sempre à beira de um ataque de nervos. Assim conhecemos seu Ney, um sargento aposentado que carrega resquícios da ditadura a partir do autoritarismo latente, em seus atos e falas. Revoltado ao descobrir que dois homens estão usando dinamite para capturar peixes, ele parte em busca de alguém que possa prendê-los, o quanto antes. Ao seu lado está Caju (Wesley Guimarães), jovem que sofre de sua ira antes de alertar o policial Richard, tão determinado quanto destemido.

Tanto ao assistir o filme quando ao ler a HQ, é interessante acompanhar como a linha narrativa é desenvolvida, com breves flashbacks e flashforwards que tanto explicam os personagens quanto os correlacionam em uma mesma linha temporal. Extremamente fiel ao material original, Heitor Dhalia replica não apenas situações, mas até mesmo ângulos e enquadramentos feitos no papel, reverenciando Quintanilha também como observador do comportamento corporal humano. Para tanto, o diretor explora bastante a luminosidade típica da capital baiana em sequências que possuem bastante "teto", com um olhar da câmera de baixo para cima em relação aos personagens. Além disto, a opção pelo uso de lentes anamórficas permite que se alcance o traço de Quintanilha, especialmente nos momentos de luta envolvendo Richard, pela distorção do exibido. É quando o filme assume de vez seu lado quadrinhos, mesmo para quem jamais tenha ouvido falar de sua fonte de inspiração.

Assistir Tungstênio Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama