Um Dia

October 11, 2018

5
1 votos
Título original:Egy Nap
Ano de produção:2018
Gêneros:Drama
Duração:1h 39min
Nacionalidade:Hungria
Direção:Zsófia Szilágyi
Elenco:Zsófia Szamosi, Leo Füredi, Ambrus Barcza

Sinopse do filme

A rotina de uma mãe pode seguir de forma similar na maioria dos dias, mas assim como o título entrega, o que vemos no longa de estreia da diretora Zsófia Szilágyi é um retrato comovente e doloroso de um único dia dentre tantos outros, com a atenção voltada para detalhes que, por muitas vezes, são vistos de relance.

Há dias sem muita emoção, assim como há outros melhores ou piores; mas as 24 horas retratadas em Um Dia vão muito além das palavras que podem defini-los, transformando o trivial em algo extremamente intenso. O poder da rotina e de cada passo dado é tratado com esmero por Zsófia, que possui mais uma carta na manga: a excelente atuação de sua protagonista, Zsófia Szamosi.

Além de carregar o filme como Anna, a atriz transmite o crescimento de sua angústia com o passar das atividades diárias, mesmo transparecendo calma do lado externo em boa parte do tempo. Com a abordagem intimista e competente da diretora, chega a ser difícil acreditar que o que estamos vendo se passa em apenas um único dia - sendo que ele passa longe de ser especial ou marcante.

Anna passa por uma crise no casamento e, além de seus três filhos pequenos, também precisa conciliar corpo e mente trabalhando como professora. Seu cotidiano não poderia estar mais confuso e a presença da câmera colada em seu rosto ressalta tal sentimento. A impotência de não conseguir mudar o curso do dia e a frustração de não conseguir resolver as questões com seu marido transbordam em um olhar distante, mesmo que fisicamente ela esteja lá.

Um Dia é o retrato excruciante e sensível de uma mãe carinhosa que também sente sua necessidade de tranquilidade como qualquer outro. As nuances entre a vontade de Anna "sumir" e ao mesmo tempo viver bons momentos com sua família são feitas com esmero pela diretora e traduzem uma sensação de enclausuramento que, de fato, existe. A história é excruciante devido ao impacto natural e real que causa, e sensível por transparecer que ser mãe é ser resiliente. Diariamente.

Assistir Um Dia Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama