Verão em Rildas

October 4, 2018

5
1 votos
Título original:Verão em Rildas
Ano de produção:2018
Gêneros:Drama, Documentário
Duração: 1h 11min
Nacionalidade:Brasil
Direção:Daniel Caetano
Elenco:Alice Gorman, Dayane Benício, João Ribeiro (V)

Sinopse do filme

A primeira cena causa um estranhamento considerável: um grupo de amigos está sentado na areia da praia, conversando, tocando música. A aparente naturalidade do cenário se contrasta com os diálogos artificiais; o suposto despojamento do tratamento de som deficiente contradiz as tentativas bruscas da câmera em encontrar novos enquadramentos dentro do quadro, buscando imprimir dinamismo neste encontro entre pessoas sentadas no mesmo lugar. Verão em Rildas começa opondo a natureza e o artifício, o amadorismo como escolha ou como falta de escolha.

A confusão se mantém ao longo de todo o projeto. Para um filme profissional, com lançamento no circuito comercial, as imagens são surpreendentemente simplórias em sua escolha de ângulos, iluminação, tratamento de som e montagem. Os atores, claramente não profissionais, entoam frases acessórias em torno de um festival artístico que pretendem organizar em Rio das Ostras. Nada em torno deste conflito soa minimamente crível: eles desconhecem a necessidade de montar um projeto escrito, convidam o primeiro poeta que aparece na frente a se apresentar, tiram dinheiro sabe-se lá de onde. O festival é um falso pretexto para uma sucessão de cenas com os protagonistas reunidos em casa, na praia ou numa cachoeira, conversando no piloto automático sobre a organização de projetos artísticos.

Os filmes de estética caseira, com som e luz deficientes, sempre foram importantes na história de cinema como possibilidade de experimentação, de radicalismo estético. O baixo orçamento implica menor responsabilidade de retorno financeiro, de prestar contas a quem quer que seja. Ora, Verão em Rildas não explora sua textura amadora de nenhuma maneira relevante. Pelo contrário, o diretor Daniel Caetano aposta numa sequência linear e clássica de diálogos posados. Os personagens são desprovidos de complexidade e diferenciação, soando incapazes de levarem a termo o projeto de que falam. Diante de tamanho despreparo, o roteiro transmite uma ideia caricatural da juventude progressista incapaz de executar qualquer ação concreta e, portanto, de efetuar qualquer mudança social. Na repetição de conversas vagas e aleatórias, desenha-se um hedonismo letárgico.

 

Assistir Verão em Rildas Dublado Online

image/svg+xml
image/svg+xml

Filmes das mesmas categorias

5
Om det oändliga
  • 2019
  • Drama, Fantasia
0
High Flying Bird
  • 2019
  • Drama, Esporte
0
The Devil Has a Name
  • 2019
  • Comédia, Comédia dramática
0
Synonyms
  • 2019
  • Drama